Atendimento: Segunda à Sexta | 08:30 às 17:30

Encontro Nacional discute avanços da fiscalização

lu

Aprimorar as práticas de fiscalização e tornar mais eficaz a orientação aos fonoaudiólogos são os objetivos do VII Encontro Nacional de Fiscalização e ao II Simpósio de Orientação e Fiscalização do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia. O evento, promovido pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do Conselho Federal de Fonoaudiologia ocorre nesses dias 30 e 31 de agosto na capital Paulista.

Na sede do Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo, cerca de 50 participantes, entre fiscais, conselheiros e assessores jurídicos dos Conselhos Regionais se reúnem para discutir, entre outros temas, mediação de conflitos, a formação de Conselheiros Fiscais; práticas exitosas em fiscalização; redação de documentos jurídicos; reflexões junto à Comissão de Educação do Sistema de Conselhos sobre a atuação do fonoaudiólogo dessa área a partir da perspectiva Orientativa e Fiscalizatória; práticas integrativas de Fiscalização e os resultados da Semana de Orientação e Fiscalização realizada em junho de 2018.

Para a Conselheira do CFFa DRª. Miriam Teresinha Pinheiro da Silva, membro da COF e cerimonialista do Encontro, iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer a missão dos conselhos profissionais de atuar em benefício da sociedade. “A principal função dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia são orientar e fiscalizar. Nesse sentido, buscar aperfeiçoar esse objetivo e prestar uma fiscalização de excelência é defender a sociedade”, argumenta.

Na Mesa de Abertura da sétima edição do Encontro Nacional de Fiscalização estiveram presentes a Vice-Presidente do CFFa, DRª. Marlene Canarim Danesi; a presidente do Crefono 2, DRª. Márcia Mendes; o presidente da COF do CFFa, DR. Celso Luiz Gonçalvez; a presidente da COF do Crefono 2, DRª. Patrícia Lopes e o Diretor Tesoureiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, DR. Guilherme Rodrigues.

O representante do CRP/SP parabenizou a iniciativa do CFFa e destacou a importância da fiscalização também como instrumento para conhecer a categoria e encontrar casos de sucesso da profissão. Patrícia Lopes lembrou que os dois dias de discussão serão uma excelente oportunidade para ampliar a visão e conhecimentos. “Um encontro como este, seguramente, além da relevância dos assuntos que serão tratados, possibilita conhecermos pessoas, mantermos contatos com costumes e práticas distintas e ampliarmos nosso entendimento a respeito da diversidade e especificidades de cada região”, complementa a presidente do Crefono 2, Márcia Mendes. Para Celso Gonçalves, é fundamental espaços e propostas de ações conjuntos dos conselhos profissionais para compartilhar experiências e potencializar o trabalho da fiscalização em benefício da sociedade. “Temos dificuldades e desafios semelhantes em todos os Conselhos de Saúde. Estarmos juntos é unir forças”, defende.

Em nome da Presidente do CFFa, DRª. Thelma Costa, a vice-presidente DRª. Marlene Danesi fez um agradecimento especial aos fiscais dos Conselhos Regionais. “São vocês que estão à frente da principal função dos Conselhos. Um trabalho muito difícil, mas fundamental para a sociedade”, afirma.

Durante a cerimônia de abertura, a DRª. Miriam Teresinha também fez um agradecimento especial ao Crefono 2 e ao Conselho de Psicologia de São Paulo pelo apoio na estrutura e organização do evento.

Fonte: Ascom Crefono 2
Redação: Raíza Rocha