Atendimento: Segunda à Sexta | 08:30 às 17:30

FALTA POUCO PARA O 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA

Logotipo-do-evento

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) realizará o XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, o III Congresso Ibero-Americano e o VI Encontro Sul-Brasileiro de Fonoaudiologia de 10 a 13 de outubro de 2018 na cidade de Curitiba. Com o propósito de fortalecer a comunicação e parceria com as IES, realizaremos o Pré-congresso no dia 10/10/2018, no campus da Universidade Tuiuti do Paraná dando sequência às atividades científicas nos demais dias no ExpoUNIMED.

O tema central “Comunicação e direitos humanos: democratização do acesso às práticas fonoaudiológicas” é alusivo às palavras chave da luta incessante da Fonoaudiologia em nossa sociedade: defesa irrestrita ao direito à palavra, à promoção do diálogo, à valorização da diferentes formas de comunicação, à melhoria da qualidade de vida, ao fomento para o desenvolvimento e progresso da ciência, do cuidado em saúde, do acesso à educação e ao trabalho a todos independentemente de sua condição física, mental, social ou econômica.

Ele enseja a defesa dos fonoaudiólogos e de toda a sociedade de que todo brasileiro tenha garantido, entre outros, o direito de constituir linguagem, ouvir e ser ouvido, expressar-se e ser compreendido nas suas formas de manifestação, cuidar da voz e da motricidade orofacial, ter acesso à informação e poder utilizá-la para leitura do mundo, poder se comunicar para alcançar independência e autonomia e participação social.

Ressalte-se também que a comunicação constitui campo para conquista de outros direitos como educação, saúde, informação, assistência social entre outros, e assegura a constituição de uma sociedade mais justa e humana. Por isso nas atividades do congresso buscamos referendar o acesso da população às práticas fonoaudiológicas pautadas na ética e na qualidade e dignidade da vida em todos os seus ciclos. A expectativa é podermos fazer a reflexão sobre toda a diversidade dessas práticas sem fragmentar ou dispersar o saber-fazer fonoaudiológico, além de ressaltar contribuições da Fonoaudiologia para a elaboração de políticas públicas que garantam todos esses direitos.

Participe!

A Programação Científica busca contemplar os diversos campos de trabalho e pesquisa da área, compondo-se por diversas atividades, entre outras: conferências magnas, simpósios com temas transversais, discussão de casos clínicos na perspectiva interdisciplinar e com enfoque no trabalho em equipes, encontros, fóruns, sessões comentadas de trabalhos científicos , relatos de experiência e minicursos.

Cada atividade foi planejada cuidadosamente a partir de um trabalho integrado da diretoria executiva e expandida da SBFa, constituída pelos departamentos e comitês científicos e pela Comissão de Ensino, buscando destacar assuntos relevantes e de interesse da área. A Comissão Organizadora Local criou um clima muito acolhedor e favorável para um diálogo profícuo entre estudantes, profissionais e pesquisadores de diferentes regiões e campos e suas interfaces no decorrer desses quatro dias.

Como no ano passado no Pré-Congresso, com o apoio da Universidade Tuiuti, teremos atividades importantes destacando, entre outras, o Encontro de coordenadores de curso de graduação, a Reunião dos Coordenadores, docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação, e a Reunião dos editores de revistas da área da Fonoaudiologia.

Haverá tempo também para eventos culturais e convivência. A cidade é muito hospitaleira e com vários atrativos para o lazer que não pode faltar em eventos dessa natureza.

Apoiam o evento várias Instituições de Ensino da região e do país, o Conselho Federal de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos Regionais, diversas associações e entidades científicas, entre elas, ABA, ABRAMO, ISAAC, pesquisadores e profissionais locais e internacionais.

Esperamos você!

Maria Cecilia Bonini Trenche e Leslie Piccolotto Ferreira

Fonte: SBFa