Atendimento: Segunda à Sexta | 08:30 às 17:30

Política Nacional de Vigilância em Saúde é lançada na Câmara dos Deputados

PNVS

A Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) será lançada nesta terça-feira (07/08), às 11h, no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. O conjunto de diretrizes que articula ações com ênfase na promoção, proteção e prevenção de doenças e agravos deverá nortear as ações do SUS pelos próximos anos.

A PNVS foi construída de forma coletiva, com a participação de milhares de brasileiros, trabalhadores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde e militantes que atuam em defesa da saúde pública e de qualidade para todos.

Ela é resultado de um amplo processo de conferências realizadas em todo o país que culminou na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março deste ano.

O documento propõe práticas de vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador e vigilância sanitária, que devem ser articuladas entre si para orientar o modelo de atenção a ser implementado em todos os níveis e formas de atenção à saúde.

A política pública também prioriza a atenção para pessoas e grupos em situação de maior risco e vulnerabilidade, na perspectiva de superar desigualdades sociais e de saúde, além de buscar a equidade atenção.

A garantia de financiamento crescente, permanente e suficiente para assegurar os recursos e tecnologias necessários ao atendimento, bem como para o aperfeiçoamento e melhoria das ações de vigilância, também são destaque da PNVS.

“A política é um instrumento que traz luz para um novo modelo de atenção, sem o foco na doença, mas na prevenção e na promoção”, afirmou o presidente do CNS, Ronald dos Santos. “Apresentarmos, neste momento, medidas de proteção para o povo brasileiro têm um grande significado”, completou Ronald ao destacar o risco da reintrodução de doenças como o sarampo e a poliomielite no país.

Mais informações:

O que: Lançamento da Política Nacional de Vigilância em Saúde
Quando: terça-feira, 07/08, às 11h
Onde: Câmara dos Deputados – Auditório Freitas Nobre, Anexo IV, subsolo, Brasília.