Notícias

 

Notícias

 

12 de Julho de 2017

CREFONO7 participa de encontro nacional de fiscalização do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia



Com apoio do CRFa 1ª Região, o Conselho Federal promoveu, no Rio de Janeiro, o VI Encontro Nacional de Fiscalização e o I Simpósio de Orientação e Fiscalização do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia. Cerca de 50 representantes do CFFa e de todos os Regionais, entre conselheiros das Comissões de Orientação e Fiscalização e de Ética, fiscais e assessores jurídicos, bem como presidentes de Regionais, reuniram-se dias 29 e 30 de junho para avaliar as “Conquistas e Desafios da Fiscalização do Sistema de Conselhos”. Representando o CREFONO7 estiveram presentes a Presidente Luciana Kael, o Assessor Jurídico Marco Stefani e as Conselheiras, Lea Lamonato e Simone Meneghetti.

O encontro ocupou o auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), no Centro do Rio, e foi aberto pela presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa 1-1700), e pelo presidente da COF (Comissão de Orientação e Fiscalização) do CFFa, Celso Gonçalves Júnior (CRFa 3-9103), que contaram com a presença do presidente do CRC, Felipe Ribeiro, na mesa de abertura.

O assessor jurídico do CFFa, Leandro Coelho, proferiu a palestra magna “Os desafios da fiscalização”, que abriu as discussões, tendo como moderadora a presidente do CRFa 1ª Região, Lucia Provenzano. Entre as provocações para reflexão, qual o fator gerador de uma ação fiscalizatória, o que é e como denunciar e como trabalhar questões penais num Conselho de Fiscalização Profissional.

Depois foi a vez de fiscais de cada um dos Regionais levarem ao grupo experiências exitosas em seus estados. A fiscal Monica Maia (CRFa 1-2682) falou sobre o trabalho realizado para incentivar o hábito de portar a cédula de identidade profissional no dia-a-dia dos fonoaudiólogos do Rio de Janeiro, enquanto Ana Carulina Panes (CRFa 3-14585-2) demonstrou como a internet pode ser aliada do setor de fiscalização. Outros temas abordados foram “Fiscalização em conjunto com o Cerest municipal” (5ª Região) e “Condutas éticas nas redes sociais” (8ª Região), entre outros temas.

Na parte da tarde do 1º dia do encontro, o Assessor Jurídico, Marco Stefani juntamente com os assessores da, 6ª, 2ª e 4ª Regiões, sob moderação do assessor jurídico do CFFa, Leandro Coelho, tiraram dúvidas sobre a linguagem jurídica no processo de fiscalização. A palestra sobre “Mediação e práticas colaborativas”, com o advogado Marcello Rodante, fechou a programação de quinta-feira. “É preciso olhar o conflito por novas óticas. Mediação e conciliação vêm ganhando cada vez mais espaço no Direito. Querer punir para de fazer sentido”, afirmou.
No segundo dia do encontro, um esquete teatral com os atores Michelle Raja Gebara e Paulo AKL abriu a programação do Workshop da Comissão de Ética, que discutiu o Código de Processo Disciplinar. A pequena peça teatral representou infrações mais comuns na prática fonoaudiológica. A presidente do CFFa, Thelma Costa (CRFa 2-4211), a conselheira do CFFa Monica Karl (CRFa 1-7205) e a assessora jurídica do CRFa 2ª Região, Valéria Nascimento, sob moderação de Celso Gonçalves Júnior, debateram o tema, a partir de estudo de casos.

E a fonoaudióloga Leila Mendes (CRFa 1-4404) encerrou o encontro, falando sobre “Coaching em Comunicação – As estratégias da comunicação eficaz”. “A escuta faz parte do diálogo. A comunicação não termina quando você encerra sua fala, mas quando o outro entende a mensagem”, ensinou Leila Mendes.

A presidente do CFFa, Thelma Costa, disse que o encontro e o simpósio foram pensados a partir de temas solicitados pelas fiscais dos Regionais e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do evento.



Fonte: Assessoria de Comunicação CREFONO1

< Ver todas as notícias
 
 


Edições Anteriores