Notícias

 

Notícias

 

14 de Julho de 2017

Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia consolida participação no Conasems



Acontece em Brasília, de 12 a 15 de julho de 2017, o 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, com a temática ‘Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS’. Esta é a sétima edição que o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia participa e propõe ações de sensibilização dos gestores em relação à atuação da Fonoaudiologia nos programas e políticas públicas de saúde.

Na avaliação da presidente da Comissão de Saúde do CFFa, Mércia Quintino, a participação da Fonoaudiologia tem crescido nos últimos anos do evento. “Estamos aprimorando nossa interlocução com os gestores e aproximando cada vez mais a Fonoaudiologia do Sistema Único de Saúde”, considera.

Em 2017 a Fonoaudiologia trouxe duas novidades para o evento. Uma sala exclusiva dentro do stand do Sistema de Conselhos, com palestras sobre as diversas possibilidades de atuação da Fonoaudiologia no SUS. Entre os temas destacam-se: ‘Fonoaudiologia na Atenção Básica e PSE’; ‘Fonoaudiologia na redução de custos hospitalares’, ‘Triagem Auditiva’, e ‘Fonoaudiologia na Saúde Mental do SUS faz diferença’.

Além disso, no stand, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia disponibilizou aos congressistas materiais editados especialmente para o evento, a exemplo o folder ‘Fonoaudiologia no SUS’, que pode ser baixado aqui. Outros materiais também estão sendo entregues aos congressistas: ‘Prancha de desenvolvimento auditivo e da linguagem da criança’, ‘Manual de Audiologia Ocupacional’, ‘Folder Triagem Auditiva Neonatal’. Todos os materiais podem ser encontrados no site do CFFa em: http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/

Triagem Auditiva

O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia estendeu sua atuação para além do trabalho de sensibilização dos gestores no stand. Em parceria com o SESI/DF, com alunos e professores da Universidade de Brasília e do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, os gestores e congressistas, também receberam informações na prática sobre a importância da Triagem Auditiva.

Abertura oficial:

A abertura oficial do XXXIII Congresso Conasems aconteceu nesta quinta-feira (13). A mesa foi composta pelo presidente do Conasems, Mauro Junqueira, deputado Iran Gonçalves, presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, o Secretário de Estado da Saúde do DF, Humberto Fonseca, Jaime Roig, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Maria Dolores Perez representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS Brasil), Ronald Ferreira, Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Carlos Alberto Preto, Vice-Presidente nacional para a área de saúde pública da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), representante da Associação Nacional dos Municípios (ABM), Gilmar Domici e Vitor Jesus Manuel do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Durante a cerimônia houve assinatura de termos de compromisso entre o Conasems e o Instituto Rui Barbosa, para desenvolvimento de mecanismos facilitadores que promovam maior efetividade na aplicação e na fiscalização dos recursos públicos. Com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos, para desenvolvimento de uma plataforma e a realização de estudos e pesquisa em saúde, capacitação em inovação e tecnologia, com foco na análise de mercado, demandas e logística e, por fim, o compromisso com a Universidade de Brasília para apoio integrado a gestores e profissionais de saúde no combate ao Aedes Aegypti e suas consequências.

Também foram premiadas as cinco melhores experiências exitosas em saúde pública, uma de cada região do país. Os selecionados ganharam R$ 10 mil reais cada.


Fonte: Assessoria de Comunicação

< Ver todas as notícias
 
 


Edições Anteriores