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Registro

  • Pessoa Física
  • Pessoa Jurídica

 

  • NOVO REGISTRO

    O registro profissional principal habilita ao exercício permanente da atividade na jurisdição do Conselho Regional do fonoaudiólogo, bem como ao exercício eventual ou transitório da atividade em qualquer parte do território nacional.
    Fica assegurado aos profissionais de qualquer identidade de gênero, o direito à escolha de tratamento nominal a ser inserido na Cédula de Identidade Profissional, bem como nos atos e procedimentos promovidos no âmbito do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SUA INSCRIÇÃO

    1. Requerimento para Registro de Pessoa Física e Termo de Ciência, disponíveis no Fono 24h, devidamente preenchidos, sem rasuras e assinados, conforme documento de identidade
    2. 3 (três) fotografias 3x4 cm iguais, recentes com fundo branco, sem data, sem borda, sem marcas, sem óculos de sol ou grau, sem chapéu ou adereços que dificultem a identificação do profissional, bem como camisa regata, decotes ou trajes não condizentes com a dignidade da profissão;
    3. Cópia autenticada do diploma expedido por curso superior de Fonoaudiologia, autorizado e reconhecido pelo MEC, preferencialmente, ou, cópia autenticada de certidão, certificado ou declaração de colação de grau do curso de Fonoaudiologia;
    4. Cópia autenticada da Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto; (para CNH apresentar juntamente certidão de nascimento ou casamento em cópias autenticadas);
    5. Cópia autenticada do CPF;
    6. Cópia autenticada da certidão de casamento, divórcio, separação ou averbação de alteração de nome;
    7. Cópia autenticada do Certificado de Reservista;
    8. Certidão de Regularidade Eleitoral fornecida pela Justiça Eleitoral;

    Observações!
    No caso em que o profissional desejar que o nome social conste na cédula e carteira profissional deverá realizar a solicitação por escrito, dirigida ao presidente do conselho Regional de Fonoaudiologia.
    Os documentos aludidos nos itens de nº 3 a 7 poderão ser apresentados pessoalmente na sede do Crefono 7, em cópias simples acompanhadas dos originais para autenticação. O requerimento poderá ser preenchido no site, impresso, assinado, e entregue pessoalmente ou por correios. Caso seja encaminhado pelos correios, deve-se coletar a digital do polegar direito no requerimento.
    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para a regularização, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.
    Quanto à taxa de inscrição e primeira anuidade, os boletos serão encaminhados, após a documentação para inscrição, der entrada no conselho.

  • REVALIDAÇÃO DA CÉDULA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

    A Cédula de Identidade Profissional terá o prazo de validade de 5 (cinco) anos, devendo ser renovada por igual período, consecutivamente.
    A revalidação da Cédula de Identidade Profissional é condição de legitimidade do exercício da profissão e é obrigatória a todos os profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, sob pena de responder às determinações legais vigentes.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REVALIDAÇÃO

    1. Requerimento para Revalidação da Cédula de Identidade Profissional, devidamente preenchido sem rasuras e assinado como no documento de identificação; e ficha de registro corrigida, coletado a digital do polegar direito e assinado como no documento de identificação; (Solicitar requerimento e ficha através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    2. 1 (uma) fotografia 3x4 cm, recente com fundo branco, sem data, sem borda, sem marcas, sem óculos de sol ou grau, sem chapéu ou adereços que dificultem a identificação do profissional, bem como camisa regata, decotes ou trajes não condizentes com a dignidade da profissão;
    3. Comprovante de pagamento da taxa correspondente;
    4. Cédula de Identidade Profissional Original;
    5. Cópia autenticada da Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto; (para CNH apresentar juntamente certidão de nascimento ou casamento em cópias autenticadas);
    6. Cópia autenticada da certidão de casamento, divórcio, separação ou averbação de alteração de nome;
    7. Carteira Profissional de Fonoaudiologia original para as devidas anotações.
    8. Cópia do boletim de ocorrência em caso de perda, extravio ou furto da carteira e/ou cédula profissional

    Observações!
    Os documentos aludidos nos itens de nº 5 e 6 poderão ser apresentados pessoalmente na sede do Conselho Regional de Fonoaudiologia, em cópias simples acompanhadas dos originais para autenticação. O requerimento deverá ser feito pessoalmente ou por correios.
    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar a pendência, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.
    Quanto à taxa de revalidação, o boleto referente à mesma deve ser solicitado através do e-mail registro@crefono7.org.br

  • REGISTRO SECUNDÁRIO

    O exercício profissional considerado não eventual seja ele simultâneo, temporário ou definitivo, em jurisdição distinta do Conselho Regional de origem, implica a obrigatoriedade, por parte do profissional, em requerer o registro secundário em cada Conselho Regional de Fonoaudiologia da jurisdição em que pretende atuar.
    Entendem-se como não eventuais as atividades desempenhadas pelo fonoaudiólogo, por período superior a 30 (trinta) dias por ano.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REGISTRO SECUNDÁRIO

    1. Requerimento para Registro Secundário devidamente preenchido sem rasuras e assinado como no documento de identificação (Solicitar requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    2. Carteira Profissional de Fonoaudiólogo original para devidas anotações;
    3. 3 (três) fotografias 3x4 cm iguais, recentes com fundo branco, sem data, sem borda, sem marcas, sem óculos de sol ou grau, sem chapéu ou adereços que dificultem a identificação do profissional, bem como camisa regata, decotes ou trajes não condizentes com a dignidade da profissão;
    4. Cópia autenticada da certidão de casamento, divórcio, separação ou averbação de alteração de nome;
    5. Cópia autenticada da Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto; (para CNH apresentar juntamente certidão de nascimento ou casamento em cópias autenticadas);

    Observações!
    Os documentos aludidos nos itens de nº 4 e 5 poderão ser apresentados pessoalmente na sede do Conselho Regional de Fonoaudiologia, em cópias simples acompanhadas dos originais para autenticação. O Requerimento deverá ser feito pessoalmente ou por correios.
    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar a pendência, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.

  • 2ª VIA DE DOCUMENTOS

    O profissional deverá requerer segunda via de documentos de identidade profissional do fonoaudiólogo, no caso de extravio, furto, roubo, inutilização dos originais, alteração do nome ou inclusão do nome social.
    Nos casos de inutilização dos documentos, os originais devem ser entregues no ato do requerimento, devendo estes serem retidos pelo Crefono 7.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA 2ª VIA DE DOCUMENTOS

    1. Requerimento para 2ª Via de Documentos, devidamente preenchido, sem rasuras e assinado como no documento de identificação (Solicitar requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    2. 1 (uma) fotografia 3x4cm, recente, com fundo branco, sem data, sem borda, sem marcas, sem óculos de sol ou grau, sem chapéu ou adereços que dificultem a identificação do profissional, bem como camisa regata, decotes ou trajes não condizentes com a dignidade da profissão fonoaudiológica,
    3. Cópia autenticada da Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação, com foto; (para CNH apresentar juntamente certidão de nascimento ou casamento em cópias autenticadas);
    4. Cópia do boletim de ocorrência, em caso de extravio, furto, ou roubo dos documentos de identidade profissional;
    5. Cópia autenticada da certidão de casamento, divórcio, separação ou averbação de alteração de nome ou inclusão do nome social; e
    6. Comprovante de pagamento da taxa respectiva e quitação dos débitos, caso existam.

    Observações!
    Os documentos aludidos nos itens de nº 3 à 5 poderão ser apresentados pessoalmente na sede do Conselho Regional de Fonoaudiologia, em cópias simples acompanhadas dos originais para autenticação. O requerimento deverá ser feito pessoalmente ou por correios.
    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar a pendência, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.
    Quanto à taxa de segunda via, o boleto referente à mesma deve ser solicitado através do e-mail registro@crefono7.org.br

  • REINTEGRAÇÃO DE REGISTRO

    O fonoaudiólogo que desejar o retorno de suas atividades profissionais deve requerer ao CREFONO7 sua Reintegração de Registro Profissional.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REINTEGRAÇÃO DE REGISTRO

    1. Requerimento para Reintegração de Registro devidamente preenchido, sem rasuras e assinado como no documento de identificação (Solicitar requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    2. Cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente e das taxas correspondentes;
    3. Carteira Profissional de Fonoaudiologia, no caso de Registro Secundário;
    4. 2 (duas) fotografias 3x4 cm iguais, recentes, com fundo branco, sem data, sem borda, sem marcas, sem óculos de sol ou grau, sem chapéu ou adereços que dificultem a identificação do profissional, bem como camisa regata, decotes ou trajes não condizentes com a dignidade da profissão Fonoaudiológica;
    5. Caso tenha havido alteração do estado civil, no período que esteve em Baixa de Registro, enviar a cópia autenticada da Certidão de Casamento (com averbação de separação ou divórcio);
    6. Cópia autenticada da Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto; (para CNH apresentar juntamente certidão de nascimento ou casamento em cópias autenticadas);

    Observações!

    Os documentos aludidos nos itens de nº 5 e 6 poderão ser apresentados pessoalmente na sede do Conselho Regional de Fonoaudiologia, em cópias simples acompanhadas dos originais para autenticação. O requerimento deverá ser feito pessoalmente ou por correios.

    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar a pendência, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.
    Quanto às taxas e à anuidade proporcional, encaminhamos os boletos, após os documentos mencionados anteriormente derem entrada no conselho.

  • TRANSFERÊNCIA DE REGISTRO

    O fonoaudiólogo deverá requerer a transferência imediata de seu registro quando ocorrer mudança no endereço da atividade profissional para jurisdição de outro Conselho Regional.
    A transferência deve ser solicitada ao seu regional de origem, ou seja, se o fonoaudiólogo é registrado na 7ª Região e mudou-se para a 1ª Região, por exemplo, deve solicitar sua transferência à 7ª Região.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TRANSFERÊNCIA DE REGISTRO

    1. Requerimento para Transferência de Registro devidamente preenchido, sem rasuras e assinado como no documento de identificação (Solicitar requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    2. Cédula de Identidade Profissional original;
    3. 2 (duas) fotografias 3x4 cm iguais, recentes, com fundo branco, sem data, sem borda, sem marcas, sem óculos de sol ou grau, sem chapéu ou adereços que dificultem a identificação do profissional, bem como camisa regata, decotes ou trajes não condizentes com a dignidade da profissão Fonoaudiológica;
    4. Carteira Profissional de Fonoaudiologia original (azul de capa dura);
    5. Cópia autenticada da Certidão de Casamento, com divórcio, separação ou averbação de alteração de nome;
    6. Cópia autenticada da Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto; (para CNH apresentar juntamente certidão de nascimento ou casamento em cópias autenticadas);
    Observações!
    Os documentos aludidos nos itens de nº 5 e 6 poderão ser apresentados pessoalmente na sede do Conselho Regional de Fonoaudiologia, em cópias simples acompanhadas dos originais para autenticação. O requerimento deverá ser feito pessoalmente ou por correios.

    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar a pendência, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.

  • ALTERAÇÃO CADASTRAL

    Conforme o Código de Ética da Fonoaudiologia, cabe ao fonoaudiólogo manter atualizado seus dados perante ao Conselho.
    Os profissionais podem atualizar o endereços e telefones de maneira online, através do Fono 24H. É rápido e atualizado imediatamente. 

  • BAIXA DE REGISTRO

    A Baixa de Registro será concedida no caso de interrupção do exercício profissional, quando requerida pelo fonoaudiólogo. Ao requer a baixa, seus documentos como cédula de identidade profissional e carteira ficarão retidos no seu regional de origem.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A BAIXA DE REGISTRO

    1. Requerimento para Baixa de Registro, devidamente preenchido, sem rasuras e assinado como no documento de identificação (Solicitar requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    2. Cédula de Identidade Profissional original;
    3. Carteira Profissional de Fonoaudiólogo original.
    4. Cópia do boletim de ocorrência, devendo constar a informação de extravio, furto ou roubo do documento do Conselho (carteira e/ou cédula profissional);

    Observações!

    Para deferimento da baixa, é condição a inexistência de processos éticos ou administrativos em nome do fonoaudiólogo, exceto nos casos de óbito. Em caso de falecimento do profissional, o processo para concessão da baixa do registro será promovido por solicitação de qualquer pessoa, instruída com a certidão de óbito O requerimento deverá ser feito pessoalmente ou por correios.
    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar a pendência, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.
    Nos casos em que o pedido de baixa ocorrer até o dia 31 de maio do ano em vigor, a anuidade do ano em vigência será cobrada de forma proporcional e, após essa data, de forma integral.

  • NOVO REGISTRO

    Empresas cuja atividade básica ou preponderante esteja relacionada ao exercício profissional da Fonoaudiologia, são obrigadas a se registrarem no Conselho Regional de Fonoaudiologia de sua circunscrição, sob pena de cometer infração passível de aplicação da penalidade prevista em resolução específica.
    Considera-se Pessoa Jurídica obrigada ao registro com ônus de anuidade:
    aquela cuja finalidade esteja ligada à Fonoaudiologia, independentemente do vínculo empregatício do fonoaudiólogo;
    a que desenvolve atividades de consultoria, assessoria e planejamento na área de Fonoaudiologia, inclusive as cooperativas;
    empresas e estabelecimentos que comercializem aparelhos auditivos.

    DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO COM ÔNUS

    1. Requerimento de inscrição de pessoa jurídica, devidamente preenchido, sem rasuras e assinado pelo representante legal da pessoa jurídica (Solicitar o requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    2. Cópia autenticada de todo o ato constitutivo da pessoa jurídica, bem como de suas alterações ou do contrato consolidado, devidamente registrado no órgão competente;
    3. Cópia do cartão do CNPJ, e na falta deste, cópia autenticada do protocolo emitido pelo órgão competente, com a regularização em prazo máximo de 30 dias;
    4. Cópia autenticada do alvará de funcionamento da empresa outorgado pela autoridade competente, e na falta deste, do protocolo de entrada autenticado ou documento equivalente, de acordo com a legislação municipal vigente;
    5. Termo de responsabilidade técnica, no qual constará, obrigatoriamente, dia e horário de trabalho do responsável técnico, devidamente assinado pelo mesmo e pelo responsável legal da Pessoa Jurídica (Solicitar o requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    6. Relação dos fonoaudiólogos que fazem parte do corpo clínico da pessoa jurídica, com a indicação de seus respectivos horários de trabalho.

    Observações!
    Os documentos aludidos nos itens de nº 2 e 4 poderão ser apresentados pessoalmente na sede do Conselho Regional de Fonoaudiologia, em cópias simples acompanhadas dos originais para autenticação. O requerimento deverá ser feito pessoalmente ou por correios.
    Em caso de envio dos documentos pelos correios, deve-se reconhecer firma da assinatura do fonoaudiólogo no Termo de Responsabilidade Técnica; caso os documentos sejam entregues pessoalmente, o Responsável Técnico deve assinar o Termo perante um funcionário do conselho.
    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar a pendência, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.
    Quanto à taxa de inscrição e à primeira anuidade, os boletos serão encaminhados, após os documentos, mencionados anteriormente, derem entrada no conselho.

  • BAIXA DE REGISTRO

    A baixa do registro de Pessoa Jurídica será concedida ao representante legal da empresa que a solicitar pessoalmente ou via correios mediante apresentação de documentos.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA BAIXA DE REGISTRO DE PESSOA JURÍDICA

    1. Requerimento de baixa do registro de pessoa jurídica, devidamente preenchido, sem rasuras e assinado pelo representante legal da pessoa jurídica (Solicitar o requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    2. Comprovação da suspensão das atividades da pessoa jurídica por meio da certidão da situação cadastral fornecida pela Receita Federal.

    Observações!
    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar a pendência, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.
    No ano em que ocorrer o pedido de inatividade ou baixa, a anuidade do ano em vigência corresponderá a tantos duodécimos quantos forem os meses do início do ano até o mês de solicitação. Em caso de solicitação de inatividade ou baixa após 31/05 a anuidade corresponderá ao valor integral.

  • ALTERAÇÃO CADASTRAL

    Qualquer alteração cadastral em sua empresa deve ser solicitada imediatamente ao CREFONO7

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ALTERAÇÃO CADASTRAL

    1. Requerimento para Alteração Contratual, devidamente preenchido, sem rasuras e assinado pelo representante legal da pessoa jurídica (Solicitar o requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    2. Cópia autenticada de todo ato constitutivo da pessoa jurídica, bem como a última alteração contratual devidamente registrada no órgão competente;
    3. Cópia autenticada do alvará de localização da empresa outorgado pela autoridade competente, e na falta deste, do protocolo de entrada autenticado, ou documento equivalente, de acordo com a legislação municipal vigente (nos casos de alteração de endereço).

    Observações!
    Os documentos aludidos nos itens de nº 2 e 3 poderão ser apresentados pessoalmente na sede do Conselho Regional de Fonoaudiologia, em cópias simples acompanhadas dos originais para autenticação. O requerimento deverá ser feito pessoalmente ou por correios.
    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar a pendência, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.

  • SUBSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL TÉCNICO

    Para substituição de Responsável Técnico bem como alteração no quadro de horário, e/ou atualização de corpo profissional a empresa deve solicitar mediante preenchimento de requerimento. (Solicitar o requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br)

    Observações!
    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar a pendência, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.

  • REINTEGRAÇÃO DE REGISTRO

    A empresa poderá solicitar a reativação do registro a qualquer tempo mediante a apresentação da documentação abaixo:

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REATIVAÇÃO DE REGISTRO DE PESSOA JURÍDICA

    1. Requerimento de reativação de registro (Solicitar o requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    2. Cópia autenticada de todo o ato constitutivo da pessoa jurídica, bem como de suas alterações ou do contrato consolidado, devidamente registrado no órgão competente;
    3. Cópia do comprovante de pagamento da anuidade e taxa correspondente;
    4. Termo de responsabilidade técnica fornecido pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia, no qual constará, obrigatoriamente, dia e horário de trabalho do fonoaudiólogo, devidamente assinado pelo mesmo e pelo responsável legal da pessoa jurídica (Solicitar o requerimento através do e-mail registro@crefono7.org.br);
    5. Relação dos fonoaudiólogos que fazem parte do quadro técnico da pessoa jurídica, com a indicação de seus respectivos horários de trabalho;
    6. Certidão da situação cadastral fornecida pela Receita Federal.

    Observações!
    Havendo pendência na documentação, o profissional será comunicado e informado, de que terá o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar a pendência, sob pena de indeferimento do requerimento e devolução dos documentos.

     

Para se inscrever, acesse o Fono 24H, preencha corretamente todos os campos, imprima o requerimento de inscrição e apresente à sede do Regional munido da documentação necessária ou envie via Correios.

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